quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O livro do elogio

Na verdade não estamos habituados ao elogio. Não estamos habituados a sermos reconhecidos pelo nosso melhor, mas sim, condenados pelas nossas falhas, que habitualmente são carimbadas de “incompetências”. Porquê existir um Livro para reclamar, e não existir também um Livro para elogiar? Certamente não serei eu a única a deparar-me todos os dias com pessoas maravilhosas, empáticas e verdadeiramente interessadas naquilo que fazem.

Acredito que existem lacunas que juntos poderemos colmatar. O elogio é uma delas. Precisamos aprender a elogiar e a aceitar sermos elogiados também. Elogiar é um acto nobre, que se foi perdendo num tempo, onde o foco, passou do individuo em si, para aquilo que ele faz. Se faz bem é bom, se faz mal não presta. Com esta ilusão de perfeição, fomos levados a olhar para aquilo que nos falta (principalmente qualidades) e não para aquilo que de maravilhoso temos. E, assim caminhando solitário no tempo, o elogio foi perdendo o seu espaço, tomando a crítica as rédeas de tudo. É preciso elogiar. Reconhecer o que é bom e ousar deixar isso registado. Por tudo isto, surgiu o “ Livro de Elogios”, que traz consigo a esperança de contribuir para um mundo melhor.
Um mundo onde cada Ser humano sinta vontade genuína de reconhecer o melhor de si próprio e do seu semelhante. Para quê só dizer mal, se há tanto bem para dizer?Hoje em dia ninguém elogia, ninguém dá uma palavra amiga, e ninguém diz que aquilo que fazemos está bem feito. Nos dias que correm quem ainda está por cima da cadeia limita-se a exigir, a esticar a corda, a levar o elástico ao limite, sem no fundo querer saber da resistência que, quem está na base, pode ainda ter. Tudo isto afinal para introduzir um tema que urge ser necessário entre pares, amigos, familiares e, acima de tudo, no local de trabalho – pois parece que nos dias que correm ter emprego é um luxo- contra todas as leis presentes na Constituição da República Portuguesa (porque é que será que ninguém falou disso dia 5 de Outubro?) Um elogio não só fortalece a auto-estima como também aumenta motivação. O elogio dá lucro, mas tem de ser bem feito Digo isto a título pessoal, mas não sou a única (que alívio!) segundo especialistas na área da psicologia, e num artigo que encontrei na revista brasileira “Época” , que nomeia uma pesquisa levada a cabo pela Harvard Business Reviewna rede Best Buy “0,1% de compromisso extra dos funcionários representa US$ 100 mil a mais de faturamento anual.(…) ”O estudo de Harvard mostra que não deve ter apenas funcionários satisfeitos, mas também comprometidos, pois esse envolvimento faz com que eles despendam esforços extra“


Embora o maior envolvimento resulte de vários fatores- satisfação pessoal, plano de carreira, cafezinho grátis, água e mesmo fruta (já existem várias empresas em Portugal que o fazem) Chester Elton, autor d’ “O princípio da cenoura “confirma que a principal característica dos gestores mais bem-sucedidos é o facto de estes demonstrarem reconhecimento de forma frequente e eficaz.

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