segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dia Nacional do Pijama, 20 de Novembro, também no IPPI


142,500 crianças, em todo o país, incluindo deste concelho vão de pijama para a escola, na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, em nome de uma grande causa!

É a maior iniciativa de sensibilização alguma vez feita em Portugal, que envolve todo o país, de norte a sul e ilhas.
São crianças de creches, jardins-de -infância e primeiro ciclo pertencendo a 8.550 salas de 252 concelhos.

As crianças vão para a escola de pijama em nome de uma grande causa: “uma criança tem direito a crescer numa família”, promovendo, desta forma, o acolhimento familiar de crianças, no nosso país.

Esta é a segunda edição do Dia Nacional do Pijama – que integra a Missão Pijama, uma iniciativa da Mundos de Vida – que foi lançada, no ano passado, para sensibilizar todos os portugueses para a necessidade de se encontrar uma alternativa para as crianças institucionalizadas.

Em Portugal, 8.557 crianças em risco estão separadas dos seus pais. 95% destas crianças vivem em instituições e apenas 5% vivem em famílias de acolhimento. A situação portuguesa é anacrónica, quando comparada com a realidade europeia. Por exemplo, em França 62% das crianças em risco separadas dos pais vivem com famílias de acolhimento e em Inglaterra o número sobe para 75%.

É, por isso, que mais de 142.500 crianças vão de pijama para a sua escola para chamarem a atenção das pessoas grandes (e do país distraído) que é possível fazer diferente e fazer muito melhor. Uma papel que é de todos e está ao alcance de todos.

Se contarmos apenas os irmão, pais e avós, são mais de um milhão de portugueses que estão, no Dia Nacional do Pijama, a falar de sentimentos para o país, usando o símbolo do pijama – “momentos pijama, são momentos família”: pela cumplicidade, pelo livro que se conta à noite, pela ternura, pelo aconchego.

Para além das milhares “escolas pijama” que aderiram já existem dezenas de “concelhos  pijama” e também alguma s “empresas pijama” que aderiram a  esta causa e estão a trabalhar com a Mundos de Vida para se sensibilizar o país e se encontrar uma solução de mudança que ajude a desenvolver o acolhimento familiar, em Portugal.

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa com um caráter lúdico, educativo e solidário. Não é só um dia em que as crianças vão de pijama – e só isso já tem um valor simbólico extraordinário – é um tempo em que nas escolas, as crianças, as educadoras e as famílias realizam um conjunto de atividades sobre este tema. Sobre o valor da família e sobre as famílias que crianças não têm.

A Mundos de Vida envia para todas as escolas que se inscreveram um kit com material educativo, de que consta um livro infantil de grande formato, com uma história original, este ano foi o “Segredo dos Sabonetes” com ilustrações de Yara Kono, uma ilustradora que ganhou o prémio nacional do livro infantil.

No site da Mundos de Vida (em www.mundosdevida.pt) encontrarão mais informação relacionada com a Missão Pijama e o Dia Nacional do Pijama.


São parceiros da iniciativa a Fundação EDP, a  agência de Publicidade BAR, a RTP, a TVI e a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário